Um pouquinho sobre vários esportes.

Resumo da penúltima semana de junho ATP e WTA 2024

            

Seguindo na grama, a semana teve dois ATP 500, em Halle e Londres e dois torneios WTA, um 500 em Berlim e um 250 em Birmingham. Segue o resumo:

ATP 500 – Halle (ALE) 17/06 a 23/06

Campeão: Jannik Sinner (ITA)

Vice: Hubert Hurkacz (POL)

O número 1 do mundo segue voando e conquistou seu quarto troféu no ano. Foi seu título de número 14 em 18 finais ATP.

No torneio, o italiano despachou Griekspoor na estreia, Maroszan nas oitavas, o tenista da casa Struff nas quartas em um jogaço decidido apenas no tie-break do terceiro set, nas semifinais o derrotado foi Zhang e na grande final, o adversário batido foi o polonês Hurkacz.

A campanha mais surpreendente foi do chinês Zhang, que eliminou Medvedev, chegou as semis e de quebra, atingiu o melhor ranking da carreira, entrando no top 35. Já Eubanks tirou o então campeão Bublik, parando apenas nas quartas.

Entre as quedas precoces de favoritos destacam-se negativamente Rublev, que parou na sua estreia diante de Giron e Tsitsipas, perdendo nas oitavas em dois sets para Struff.

O brasileiro João Fonseca ganhou convite para a chave principal, mas foi derrotado pelo qualifier australiano Duckworth por 2 sets a 0 na estreia.

ATP 250 – Queen’s (ING) 17/06 a 23/06

Campeão: Tommy Paul (EUA)

Vice: Lorenzo Musetti (ITA)

O tradicional torneio de Londres (na sua edição 125) contou com o título do americano Tommy Paul. O tenista de 27 anos venceu sua terceira final em seis torneios ATP. Nesse ano, foram 3 decisões e 2 troféus.

Para chegar a vitória, Paul, que entrou como quinto favorito, precisou passar por Baéz, Tabilo, Draper e Korda, até bater Musetti na grande final. O único set perdido no torneio foi para Draper nas quartas.

Korda, responsável por eliminar Dimitrov, fez ótima campanha chegando nas semifinais e atingindo pela primeira vez o top 20 da ATP. Draper também chegou ao seu melhor ranking no top 30, após eliminar o favorito Alcaraz. Já o australiano Jordan Thompson derrubou só pedreiras pelo caminho, Rune, Murray e Fritz, até cair nas semifinais para Musetti, este por sua vez, eliminou o cabeça 2 Alex de Minaur. O convidado da casa Billy Harris, de 29 anos, chegou até as quartas e também vive a melhor fase da carreira.

Em um torneio cheio de zebras e quedas de favoritos, tivemos também Umbert caindo na estreia para Arnaldi e Ben Shelton sendo derrotado na primeira partida para o qualifier Mpetshi Perricard.

WTA 500 – Berlim (ALE) 17/06 a 23/06

Campeã: Jessica Pegula (EUA)

Vice: Anna Kalinskaya (RUS)

Após resultados não tão bons, Pegula voltou a fazer uma boa semana e chegou ao seu quinto título em onze finais WTA. Foi sua primeira conquista na grama.

A americana de 30 anos, que entrou como quarta favorita, derrubou Donna Vekic na estreia, Siniakova nas quartas, a compatriota cabeça 1 Coco Gauff nas semifinais e por fim, na decisão, derrotou a russa Kalinskaya de virada.

A vice campeã chegou a sua segunda decisão na carreira e seu segundo vice, sendo as duas finais nesse ano. Com isso, chegou ao seu melhor ranking, na posição de número 17. No torneio, ela eliminou Hibino, Vondrousova, Sabalenka e Azarenka para atingir a final.

Maria Sakkari pegou jogo difícil na estreia contra Azarenka e foi derrotada em dois sets. Outra tenista a cair precocemente (de novo) foi a brasileira Bia Haddad, que perdeu por 2 sets a 0 para Alexandrova, já na primeira partida.

WTA 250 – Birmingham (ING) 17/06 a 23/06

Campeã: Yulia Putintseva (CAZ)

Vice: Ajla Tomljanovic (AUS)

A cazaque Putintseva voltou a vencer um torneio após 3 anos. Foi sua terceira conquista em seis finais WTA. Foi sua primeira decisão na grama e consequentemente primeira conquista.

A tenista de 29 anos, nascida em Moscou, mas que defende o Cazaquistão desde 2012 derrotou no torneio Burel, Kalinina, Dolehide, Cocciaretto e na grande decisão venceu Tomljanovic.

Já Tomljanovic, que nasceu na Croácia e defende a Austrália desde 2018, voltou a fazer um grande torneio e chegou a uma final após 5 anos. Foi sua quinta decisão e seu quinto vice campeonato.

A principal favorita Ostapenko caiu na sua estreia para a italiana Cocciaretto, a cabeça 2 Krejcikova caiu nas quartas para Potapova, a número 3 Cirstea caiu de primeira para Zhu e a quarta cabeça de chave, a tenista da casa Boulter, também parou no primeiro jogo perdendo de Kalinina.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora