Um pouquinho sobre vários esportes.

Resumo das primeiras semanas de maio ATP e WTA 2024

            

As primeiras semanas de maio foram dedicadas exclusivamente ao Masters 1000 de Roma, tanto na chave masculina como na feminina. Segue o resumo:

Masters 1000 ATP – Roma (ITA) 08/05 a 19/05

Campeão: Alexander Zverev (ALE)

Vice: Nicolas Jarry (CHI)

Foi o 22° título em 33 finais ATP para o alemão de 27 anos. Em Masters 1000, foi sua sexta conquista em onze finais. Pela segunda vez venceu em Roma (a anterior foi em 2017).

Durante o torneio, o terceiro favorito Zverev passou por Vukic, Darderi, Borges, Fritz, Tabilo e na grande final derrotou o chileno Jarry, este em sua primeira decisão desse nível.

Foi uma competição com bastante zebras. Entre os principais favoritos tivemos a queda de Djokovic na terceira rodada perante Tabilo, também nessa fase Rublev foi derrotado pelo qualifier Muller. Já Casper Ruud tombou ainda mais cedo, na segunda rodada, perdendo para Kecmanovic.

Os chilenos foram a sensação do torneio. Jarry chegou a decisão eliminando entre outros Tsitsipas e Paul. Tabilo derrubou Djoko e Khachanov, parando apenas em Zverev em três sets nas semifinais. Outro quadrifinalista surpreendente foi o chinês Zhang Zhizhen, responsável por eliminar Mannarino e Ben Shelton.

Entre os brasileiros, Meligeni Alves não conseguiu furar o quali, venceu Gaston mas perdeu para Barrere. Thiago Wild entrou diretamente na chave, e após derrotar Barrere, caiu para Etcheverry. Já Thiago Monteiro fez uma excelente campanha. Tirou Oradini e Moutet no qualificatório, e na chave principal derrotou Monfils, Thompson e Kecmanovic parando apenas nas oitavas diante de Zhang.

Masters 1000 WTA – Roma (ITA) 08/05 a 19/05

Campeã: Iga Swiatek (POL)

Vice: Aryna Sabalenka (BLR)

Iga chegou ao 21º título em 25 finais WTA. Foi sua 10ª conquista em 12 decisões de Masters 1000. Em Roma foi a terceira vitória da polonesa, após vencer também em 2021 e 2022.

Swiatek segue voando e venceu o torneio sem ceder nenhum set pelo caminho. Nem tie-break a número 1 disputou. Ela derrotou Pera, Putintseva, Kerber, Keys, Gauff e na decisão voltou a derrotar Aryna Sabalenka.

Daniele Collins, em seu último ano da carreira, voltou a fazer uma excelente campanha atingindo as semifinais. Quatro tenistas com ranking protegido chegaram até as oitavas: Kerber, Osaka, Badosa e Begu. A maior surpresa foi a qualifier eslovaca Sramkova, que chegou até as oitavas parando em Ostapenko.

Entre as brasileiras, Laura Pigossi disputou o qualificatório, vencendo Erika Andreeva, mas parando em Masarova. Já Bia Maia na chave principal derrotou Xin Wang, mas caiu na sequência diante de Madison Keys.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora